segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cultura Arguile

Eai Galera Beleza? Mas uma Segunda-feira e hoje resolvi falar um pouco deste Hobby e cultura que é o Arguile.

A Cultura Arguile





Várias histórias rondam as origens do arguile. Uns dizem que foi criado no século 18, outros que foi criado no século 17, alguns dizem que inclusive que seria anterior a Cristo. O fato, é que independente de qual história seja verdadeira, criou-se toda uma cultura envolta ao arguile.
Com diversos nomes ao redor do mundo, o arguile faz parte do contidiano de muitos povos, seja nos momentos de lazer de uns, ou nos momentos de convívio de outros. Nos países mulçumanos, é um costume fumar arguile (em especial o fumo tumbak) após a oração das 18hr. Nessa sessão, em geral, fumam toda a família, inclusive os filhos menores a partir de certa idade (alguns, até a partir dos 12 anos).
As histórias que são contadas de que a origem se deu no século 17, devem-se, em parte, aos relatos de que o cachimbo era usado na Pérsia e na Mesopotâmia, onde o arguile era construído com madeira e coco. E, nos fatos, o arguile se tornou um ritual muito importante nas lojas de café daquela época, em especial na Turquia, já por volta dos tempos de Murat IV (1623-1640). O interessante, é que Murad assumiu o trono aos 11 anos, e devido a sua inexperiência, elementos anarquistas do império como os Sipahis e Janízaros foram favorecidos na procura de aumentar poder e privilégios, e só aos 20 anos é que Murat conseguiu reestabelecer o controle sobre os eventos de seu reino, e passou a condenar infrações menores como o consumo de café, ópio, vinho e… tabaco. Esses, foram proibidos com pena de morte, e segundo a lenda, o número de vítimas teria alcançado a casa dos cem mil. Hoje, na cultura árabe, o costume de fumar em lojas de café ainda permanece, mas não se sabe quando exatamente o arguile foi permitido novamente.
Um outro período popular do arguile foi durante o século XIX onde, mais especificamente no Oriente, a elite via como boa anfitriã a família que tinha o melhor arguile para oferecer.
Há também histórias que relatam a criação do arguile na Índia, sendo estas histórias as mais pertinentes, e também as mais variadas, onde se encontram histórias milenares e seculares. O ponto comum, porém, é que o arguile teria sido criado perto das divisas com o Paquistão, no estado de Rajasthan e Gujarat. Para os indianos, fumar o arguile significa ter um tempo para esquecer seus problemas e entrar numa jornada para o sentésimo céu. Ainda, o arguile não é só considerado um símbolo de status, mas também é muito visto como uma forma de completo relaxamento da mente e do corpo. Lá, os bares não apenas permitiam e serviam os arguile, como também providenciavam uma mesa especial para que se fumasse em círculos sociais. Porém, em 2008, o fumo em locais públicos foi proibido, e isso incluia locais de trabalho, hotéis, restaurantes, boates, bares e pubs. Assim, os indianos hoje ficaram com o direito de fumarem apenas em casa.



Estando a Índia tão perto da China, era impossível que não chegasse àquele país. O problema, foi a época em que chegou. Quando entrou na China, o arguile foi utilizado para fumar-se o ópio. O ópio, que era vendido pela Grã-Bretanha afim de aumentar a lucratividade das compras que o país fazia no porto de Cantão, e que logo se espalhou pelo país como uma febre. Em 1839, o governo chinês chegou a comprar 450 toneladas de ópio (o equivalente a 1g para cada um dos 450 milhões de habitantes da China naquela época). O estado alarmante do consumo da droga fez com que o governo tentasse frear o vício, o que gerou guerras entre China e Grã-Bretanha, guerras que ficaram conhecidas como “Guerras do ópio”. Passado, e superados os efeitos da guerra, a China passou a permitir novamente o arguile, que fora duramente reprimido pela sua associação com o ópio.

Hoje, a China produz uma grande parte daquilo que temos no mercado de arguiles. Devido a sua mão de obra barata, as empresas norte-americanas, e até algumas árabes, deram preferência para manter sua produção em mãos chinesas ditando, obviamente, os padrões sob os quais deveriam ser produzidos aqueles produtos que foram enviados. Com o conhecimento em mãos, a China buscou lucrar com isso, e produzir seus próprios artigos, sem que nenhum outro ditasse os padrões. E aí, nasceram os arguiles mexiricas e afins.
Devido às cruzadas européias, alguns países acabaram se tornando pontos de entrada do arguile na cultura ocidental. Não se sabe exatamente através de qual país foi feita esta inserção, o que se sabe é que pouco a pouco o arguile se difundiu em momentos de lazer. O fumo era muito praticado como símbolo de status, e tão logo o arguile se tornou também uma forma de status por estes lados do mapa. O que se sabe também, é que os europeus trouxeram os arguiles para as américas, onde foi então difundido mais fortemente pelas comunidades árabes locais.


Bom galera oque eu queria mostrar para vocês era um pouco dessa cultura que é o arguile, uma cultura que por muitos é descriminada, pessoas que não conhecem a cultura que fica espalhando boatos sem ao menos saber um pouco desta cultura que é amada por muitos aqui no Brasil e por todos os Países do mundo.
Sei que tem muito oque falar ainda sobre esse assunto mas por hoje ficamos por aqui. Espero que tenham gostado. Ajudem a divulgar o blog galera. Quanto mais gente acessando melhor serão as promoções futuramente .
Abraço galera e até a manhã com mais uma Review minha .

0 comentários:

Postar um comentário

Blogger templates